Livro ensina a ser mais produtivo; veja 10 dicas

Por Filipe Oliveira

Esqueça o hábito de olhar para o celular toda vez que ele apita para avisar que chegou uma nova mensagem.

 

Para ser mais produtivo, o melhor é desligar todos os alertas de mensagens e e-mails do aparelho. Em vez de checar as notificações a todo instante, o ideal é reservar alguns momentos do dia para conferir e responder às mensagens pendentes.

A opinião é do coach especializado em produtividade Geronimo Theml.
A orientação está presente no livro “Produtividade Para Quem Quer Tempo”, lançado em maio e primeiro colocado na lista de livros de negócios da Folha publicada no último sábado (18).

Antes de se tornar coach, em 2014,, Theml havia atuado como advogado geral da União. Insatisfeito com sua atividade, passou a fazer cursos de coaching e a preparar ssua transição para uma carreira empreendedora enquanto ainda era funcionário público.

Naquele momento, enquanto tentava equilibrar todas as suas atividades, descobriu estratégias de produtividade e percebeu que elas poderiam ajudar outras pessoas, contou o autor do livro ao Plano de negócios.

Confira abaixo 10 dicas para ser mais produtivo ensinadas no livro::

 

Geronimo Theml, autor de "Produtividade para Quem Quer Tempo"
Geronimo Theml, autor de “Produtividade para Quem Quer Tempo”

 

1) Tenha objetivos
Se você não sabe o que quer, tanto faz o método de produtividade que usa. Defina suas prioridades e objetivos do ponto de vista profissional, familiar e financeiro.

2) Priorize

Existem tarefas que só consomem tempo e outras que deixam você mais perto de seus objetivos. Analise em quais você gasta mais energia e priorize as do segundo grupo sempre que possível.

3) Fique alerta
Programe um alarme do celular para tocar algumas vezes durante o dia. A cada vez que ele tocar, pergunte a si mesmo se está fazendo algo produtivo ou está só se ocupando com tarefas com as quais não deveria gastar muito tempo.

4) Tome as rédeas
Se você responde a todos os e-mails e mensagens de WhatsAppe assim que chegam, você está dependendo mais da vontade e da agenda dos outros do que da sua. Desligue todas as notificações de e-mail e de mensagens no celular
e separe alguns momentos do dia para cuidar apenas de respondê-las.

5) Telefone secreto
Deixe um número de telefone com as pessoas mais próximas de você para que possam lhe encontrar rapidamente em caso de urgência.

6) Agenda vazia
Deixe um espaço de sua agenda em branco todas as semanas para acomodar eventuais urgências sem ter de comprometer a realização de outras tarefas.

7) Rumo certo
Em produtividade é mais importante ter regularidade e qualidade na execução de tarefas do que fazer as coisas correndo, de uma só vez, e acabar com um trabalho cheio de erros.

8) Agrupe missões

No fim de semana, faça uma lista das tarefas que terão de ser cumpridas nos próximos dias e organize-as de um modo que você possa fazer as coisas de maneira mais eficiente. Se tiver muitas reuniões em determinado bairro, por exemplo, as agende para o mesmo dia

9) Libere sua mente
Não adianta ficar pensando no que você precisa fazer, mas não pode resolver no momento. A melhor coisa é ter uma lista onde colocar todas as tarefas que têm de ser realizadas mais tarde para não ter de se preocupar com o risco de esquecê-las.

10) conforme-se
Não importa quão produtivo seja seu dia, sempre sobrarão tarefas por fazer. É melhor resignar-se a isso do que tentar resolver tudo de uma só vez.

Produtividade Para Quem Quer Tempo
AUTOR Geronimo Theml
EDITORA Gente
QUANTO R$ 29,90 (160 págs.)

LEITOR

E você, concorda com as ideias do autor do livro? Caso queira comentar ou enviar sugestões para o blog, use o espaço abaixo ou o e-mail plano.folha@gmail.com.