Ferramenta gratuita avalia desempenho de sites em smartphones

Por Filipe Oliveira

Uma nova ferramenta gratuita do Google permite saber em poucos segundos como está o desempenho de um site em dispositivos móveis e computadores.

Lançado nesta quinta-feira (8) para o Brasil, o Teste Meu Site avalia a qualidade da experiência oferecida por uma página em dispositivos móveis (se possui botões com tamanho adequado e se as informações mais importantes estão centralizadas, por exemplo) e o tempo de carregamento dela em diferentes aparelhos.

Nele, o usuário deve digitar o endereço do site que quer analisar para receber um diagnóstico rápido, a partir de notas que vão de 0 a 100.

O Teste meu Site também permite a solicitação de relatórios mais detalhados, com informações técnicas de melhorias que podem ser implantadas. O Google recomenda que esses relatórios sejam encaminhados a especialistas que possam fazer os ajustes.

A adaptação de sites a dispositivos móveis terá cada vez mais importância para os negócios, conforme cresce o uso de celulares para o acesso à internet, segundo Fabiana Fregonesi, gerente da área de soluções para pequenas e médias empresas do Google.

Ela diz que mais da metade das buscas no Google já são feitas via celular.

De acordo com dados da companhia, 50% das pequenas e médias empresas da América Latina não possuem um site otimizado para ser visto em smartphones.

sobre velocidade, Fregonesi afirma que 47% das pessoas esperam que as páginas que visitam carreguem em até 2 segundos. “Quando a empresa consegue melhorar a velocidade de carregamento de seu site, ganha em conversão [fatia maior dos visitantes do site compram ali]”.