Franquia de padaria drive-thru vai para postos de gasolina e aeroportos

Por Filipe Oliveira

Depois de misturar padaria com drive-thru em 2013, a franquia Pão to Go segue buscando novos modelos de loja para crescer no setor da panificação.

As apostas para este ano são lojas de conveniência em postos de gasolina e quiosques em estações de transporte coletivo e aeroportos.

A primeira loja de conveniência da empresa foi aberta em novembro em São Carlos (SP), cidade em que a companhia foi iniciada.

O empresário Tom Ricetti, 40, fundador da Pão to Go, diz ter percebido a oportunidade ao notar que muitos postos que não são ligados a grandes redes não possuem lojas.

“Enquanto as maiores redes estão ligadas a marcas de conveniência, os independentes normalmente usam o espaço que estaria disponível como escritório ou para guardar estoque.”

Unidade da rede Pão to Go em posto de gasolina de São Carlos (divulgação)

Segundo ele, o que afasta postos de bandeira branca das lojas é a dificuldade de gerenciar posto e comércio ao mesmo tempo.

Riceti afirma que a associação com a franquia facilita o gerenciamento de um negócio complementar para os donos de postos. “O empresário não vai precisar correr atrás de vários fornecedores, vai receber o produto praticamente pronto para assar”, diz.

QUIOSQUES

Enquanto os postos atenderão principalmente motoristas, o modelo de quiosque proposto pela companhia será adotado em locais de muita movimentação de pedestres, como estações de ônibus e trem.

A primeira no modelo foi inaugurada no aeroporto Santos Dummont, no Rio de Janeiro, em fevereiro deste ano.

A opção pelos modelos alternativos também é uma resposta para a dificuldade de encontrar bons espaços disponíveis para as lojas com aluguéis com preços atraentes para franqueados, diz Ricetti.

As lojas de conveniência da empresa tem área mínima de 80m². Já as lojas com drive-thru partem de 90m² e os quiosques de 15m².

O investimento para abrir loja no formato de quiosque é de R$ 150 mil, informa a empresa. Já a loja drive-thru exige investimento de R$ 350 mil e as lojas em postos R$ 200 mil.

 

Tom Ricetti, fundador da rede Pão to Go (divulgação)

A rede conta com 19 unidades em operação e outras 5 em fase de implantação.

Em março, a Pão to Go inaugurou sua primeira unidade na Cidade de São Paulo, no bairro da Vila Mariana.

LEITOR

Veja mais notícias sobre franquias na página do Plano de Negócios no Facebook, aqui.