Ex-presidente do Booking aposta na produção de leite no Brasil

Filipe Oliveira

Um dos primeiros investidores do Booking e presidente da agência de viagens on-line entre
2008 e 2011, Kees Koolen, 51, aposta na produção de leite no Brasil.

O empresário, que nasceu na área rural da Holanda, fez um investimento de US$ 1,5 milhão para a aquisição de uma fazenda na Bahia, localizada a 200 quilômetros ao sul da cidade de Luiz Eduardo de Magalhães em área que diz ainda estar desabitada.

Segundo o empresário, o objetivo do negócio, chamado Agri Brasil e que ele vem desenvolvendo desde 2014, , é proporcionar uma integração da cadeia de produção de laticínios que envolva os principais fornecedores e distribuidores envolvidos.

“Hoje, quando você compra alimentos, não consegue saber exatamente de ode eles vêm. Queremos oferecer rastreabilidade total para os produtos.”

O negócio deve começar a funcionar em seis meses, afirma Koolen. O empresário diz que planeja levar seu projeto a entre 25 e 50 fazendas.

“Nada mudou no mercado de laticínios em 30 anos, desde quando deixei de estar mais próximo do setor. O Brasil é o melhor lugar para fazer algo nesse segmento. Há muita terra disponível. Planta-se soja, mas pode-se produzir itens com maior valor.”

EMPREENDEDORES

Investidor em dezenas de companhias jovens (inclusive o Uber), Koolen diz considerar a qualidade dos fundadores da empresa o principal critério na seleção de uma start-up para investir.

“Se olhar as grandes empresas de sucesso, a única coisa que têm em comum é a equipe de excelente nível. Antes da Amazon, existiam muitas outras varejistas na internet. Antes do Booking, existiam muitas agências on-line.”

Outro ponto importante é o “timing”, diz Koolen. Como exemplo, ele afirma que um dos fatores para o sucesso do Booking foi ter tido a oportunidade de aproveitar o início do Google AdWords (plataforma de anúncios em palavras-chave do Google). Como o serviço era novo e havia poucos anunciantes, era muito barato para empresas que o usavam, explica.

Koolen diz não ter preferência por um modelo de negócios específico. Afirma que, para o investidor, é preciso estar aberto para entender coisas novas:

“Tudo está sempre mudando, e muito difícil prever o futuro. É preciso levar a sério tudo o que está aparecendo. Conheço muitos investidores que se arrependem de não ter comprado o Google por US$ 700 mil quando eles estavam começando.”

Koolen participou do evento Fire, em Belo Horizonte, promovido pela empresa Hotmart (que fornece plataforma para hospedagem e venda de produtos digitais e da qual ele é investidor).

O Plano de Negócios participa do evento a convite da Hotmart.