Novos serviços prometem ajudar eleitor a escolher candidatos
As eleições municipais deste ano, que acontecem no próximo domingo (2) trouxeram oportunidades para novas empresas que querem facilitar a vida dos eleitores que ainda não sabem em quem votar.
A Leapps, desenvolvedora de soluções baseadas em big data (análise de grandes volumes de informação), lançou em setembro o Govern, um aplicativo para smartphones que permite aos eleitores encontrar o perfil dos candidatos e políticos em exercício de sua região.
Para isso, o aplicativo usa informações públicas do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sobre os cerca de 482 mil candidatos que irão concorrer a um posto neste ano.
Cada candidato tem uma página própria, em que são informados dados básicos (idade, estado civil e número na eleição) e seu patrimônio declarado.
Usuários do serviço, que usam suas contas em redes sociais para acessá-lo, também podem dar sua opinião em ranking que mede a qualidade das propostas do político.
Para candidatos a cargos executivos, o aplicativo dá acesso aos planos de governo e a um mural para conversas entre eleitores.
“O que a gente queria era fazer uma ferramenta que desse as pessoas mais conhecimentos para definição de seu voto. E, no futuro, queremos que ela faça o caminho inverso, permita que a população coloque suas necessidades ali para os governos conhecerem”, diz Raphael Fenelon, 26, diretor de inovação da empresa.
Fenelon conta que o uso do aplicativo deve se manter gratuito para candidatos e eleitores. Ele espera que o projeto dê retorno financeiro a partir da comercialização de informações geradas pela plataforma para empresas de marketing político.
SUGESTÕES
Outro aplicativo, O Política na Mão, lançado em agosto, tenta combinar o desejo de eleitores com as promessas dos políticos para oferecer sugestões de candidatos .
Para isso, eleitores respondem a questionários onde apontam suas prioridades em diferentes áreas (saúde, segurança e acessibilidade, por exemplo).
A seguir, veem quais são os políticos que responderam perguntas semelhantes a partir do serviço e que têm ideias que combinam mais com as opções suas.
Giovanni D’Assumpção, 26, um dos criadores do aplicativo, conta que cerca de 15 mil políticos estão disponíveis para indicação.
A empresa também pretende criar ferramentas para promover a interação entre eleitores e candidatos após a votação. D’Assumpção afirma que quer manter o serviço gratuito e, para poder fazer isso, busca patrocínios.
SANTINHO
Outra empresa que encontrou oportunidades na política foi a Midiacode, companhia iniciante que possui escritório no Cietec (incubadora de negócios ligada à USP).
A empresa possui serviço para a criação de QR codes, código similar ao de barras, mas formado por quadrados. Quando localizados por câmeras de smartphone com aplicativo capaz de fazer sua identificação, eles dão acesso a conteúdos pré-definidos.
Robson Lisboa, 45, fundador e conselheiro da companhia, conta que cerca de 25 políticos procuraram a empresa para desenvolver santinhos que viessem com os códigos impressos.
Dessa forma, interessados em saber mais sobre o candidato podem acessar o santinho digitalizado, encontrar informações complementares e divulgar o material em redes sociais.
“Gasta-se muito papel nas eleições imprimindo material com pouquíssima informação. No formato eletrônico, é possível oferecer muito mais”, diz Lisboa.
LEITOR
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