Empresário conta como, para sobreviver à concorrência, buscou novo nicho e voltou a crescer
Descobrir um novo nicho e se especializar foi o que permitiu a empresa de Emerson Salomão, 43, sobreviver à concorrência de grandes empresas e abrir um novo horizonte de crescimento para seu negócio.
Sua empresa foi criada em 1997 na cidade de Joinville (SC) com o nome Notebook Century. No início, se dedicava a vender laptops importados.
Em 2004, Salomão decidiu investir na Avell, uma marca própria de notebooks para sua empresa. Ele passou a vender os novos produtos em sua loja, concorrendo com os demais aparelhos que já comercializava.
Ele conta que os itens que desenvolveu representaram apenas entre 1% e 2% de seu faturamento nos primeiros anos. Mas eles lhe garantiram experiência no ramo de montagem dos aparelhos, o que foi fundamental para seu futuro.
Isso porque, conforme as marcas internacionais foram aumentando sua presença no mercado brasileiro, fabricando seus notebooks no país e disponibilizando-os para grandes varejistas, a loja de Salomão passou a perder vendas, conta.
“Passei a não conseguir mais competir. As grandes varejistas conseguiam vender notebooks baratos em 10 vezes sem juros, o que não era possível para mim”, conta.
A saída foi ir deixando a disputa em que ele não ganharia e se dedicar a um segmento menor onde ele poderia ser mais forte: o desenvolvimento de notebooks de alta performance, destinados ao público amante de jogos eletrônicos e profissionais de áreas como engenharia e arquitetura.
Em vez de buscar um novo produto no mercado para trazer para esse público, ele decidiu investir na marca que já tinha criado, a Avell, e adequá-la a sua nova proposta.
O negócio deu certo e, em 2012, a empresa deixou de vender produtos que não fossem de seu próprio desenvolvimento. A marca Avell também passou a ser o nome da loja de Salomão a partir dali.
Salomão vende computadores com preços variando entre R$ 4.500 e R$ 30 mil, dependendo das configurações pedidas pelo cliente.
A companhia importa peças dos EUA e monta os notebooks em sua matriz. Possui duas filiais, em Santa Catarina e Curitiba e tem planos de abrir loja em São Paulo.
A Avell possui duas filiais além da loja de Joinville, em Florianópolis e Curitiba. Tem planos de vir para São Paulo. Atualmente, cerca de 70% de suas vendas são fechadas pela internet.
A companhia conta com 45 funcionários e registrou faturamento de R$ 35 milhões no ano passado, mais de duas vezes os R$ 14,5 milhões de 2010.
O empresário credita o crescimento a decisão correta tomada em momento difícil:
“É preciso analisar o mercado e ir mudando junto com ele. Se eu não tivesse feito isso, já teria fechado as portas.”
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