Mercado Livre lança reserva de carros pela internet
O Mercado Livre lança nesta segunda-feira a opção de reservar um veículo desejado, a partir do pagamento antecipado de parte do valor.
A iniciativa faz parte de plano da empresa de lançar a venda de carros usados totalmente on-line.
Atualmente veículos, imóveis e serviços são as categorias em que não é possível fechar compras apenas pelo site. Os anúncios ficam na seção de classificados e é preciso que comprador e vendedor entrem em contato diretamente para cuidar da negociação e do pagamento.
O botão de reserva será adicionado às páginas de ofertas, junto às informações de contato do vendedor. A nova função servirá tanto para concessionárias como também para quem usa o site eventualmente para vender.
Para garantir a preferência na compra do veículo, o comprador deve antecipar valor que varia de R$ 200 a R$ 1.000 (maior quanto mais caro o veículo escolhido).
Quando o pagamento é feito, o anúncio sai do ar e comprador e vendedor tem até 21 dias para fechar o negócio. Qualquer um deles pode desistir da negociação e cancelar a reserva, o que fará o dinheiro ser devolvido ao cliente.
Caio Ribeiro, diretor do Mercado Livre Classificados, compara a opção oferecida a prática comum em concessionárias do pagamento do sinal quando o consumidor decide comprar um carro.
Quanto mais reservas bem sucedidas um vendedor tiver, melhor será sua avaliação dentro do site.
PRIMEIRO PASSO
O lançamento é considerado o primeiro passo do Mercado Livre para colocar no ar a venda de carros usados pela internet.
Outro desafio para a venda se tornar mais digital é trazer para a internet ferramentas de certificação da qualidade dos carros, diz Ribeiro.
Também é preciso viabilizar formas alternativas de financiamento dos veículos, já que grande parte das negociações disso. Ribeiro diz que a unidade de pagamentos da empresa, o Mercado Pago, vem desenvolvendo ferramentas de empréstimo a lojistas do site e, por isso, vê a questão como menos complexa.
O Mercado Livre recebe 200 mil anúncios de veículos por mês, segundo o executivo.
LEIA MAIS
Veja mais notícias no Facebook.