Com tecnologia para analisar peso de boi por imagem, Olho do Dono ganha disputa internacional de novos negócios

Com uma tecnologia para facilitar a medição do peso de bois, a startup de Vitória Olho do Dono ganhou a competição TechCrunch Battlefield para a América Latina, em São Paulo.

É a primeira vez que o concurso, criado há 12 anos pelo portal especializado em tecnologia ganha uma versão para a região.

A companhia recém-criada, que teve seu lançamento oficial para o mercado no próprio evento, desenvolveu tecnologia para estimar o peso dos animais individualmente a partir de dispositivo que tira fotos em 3D.

Startup Olho do Dono é premiada durante o TechCrunch Battlefield )divulgação)

 

Durante sua apresentação, o empreendedor Pedro Coutinho explicou que o sistema usa inteligência artificial para, a partir de imagens, entender a evolução do animal.

A tecnologia foi desenvolvida pela startup durante quatro anos a partir de um treinamento do sistema.
Nele, bois foram pesados e fotografados ao mesmo tempo em que tinham seu peso medido. Com isso, o sistema passou a entender as variáveis que pode usar para calcular quanto cada um pesa a partir das imagens.

Mais de 15.000 animais foram usados durante a etapa de desenvolvimento da tecnologia, contou o empreendedor.

O sistema deve ser implantado em fazendas. A ideia é que a câmera seja colocada em local em que os animais passam com frequência e facilidade.

Segundo Coutinho, esse tipo de medição gera menos estresse aos animais e é muito mais prático do que o uso de balanças.

A informação sobre peso é importante para que se possa acompanhar o amadurecimento de cada animal, identificar doenças precocemente e saber o momento ideal de abate.

O aparelho para tirar as fotos custará R$ 3.000. Clientes também pagarão R$ 1 por mês por animal monitorado.

Na disputa em que a companhia foi vencedora, apresentaram-se para investidores 15 startups da América Latina no Instituto Tomie Ohtake, como parte da série de atividades do evento Tech Week promovido pelo Facebook.
A startup ganhará um prêmio de US$ 25 mil (R$ 94 mil). Também participará de disputa internacional em San Francisco em 2019.