Novo app faz ponte entre restaurante e garçom para contratação intermitente

Filipe Oliveira

Lançada em novembro, a empresa Closeer quer aproveitar o modelo de contratação intermitente, criado pela Reforma Trabalhista de 2017, para acelerar o recrutamento de profissionais em restaurantes.

Walter Vieira, 35, um dos sócios da startup, afirma que seu negócio tem como objetivo ajudar donos de empresas do ramo  a lidar com a alta rotatividade no setor e com eventos inesperados, como faltas de profissionais ou dias de demanda mais alta do que o normal.

Dois dos sócios da empresa atuam no setor de alimentação. Além de Vieira, que é programador, fazem parte da companhia Fernando Ferreira e Fábio Diomelli.

 

O serviço da Closeer permite chamar garçons, cozinheiros, seguranças e manobristas a partir de um aplicativo.

O dono do restaurante define o valor que quer pagar pelo dia de trabalho. Caso a proposta seja aceita por algum profissional cadastrado no serviço, a startup fica com 10% do valor.

A empresa também paga uma mensalidade de R$ 89,90 para ter acesso à plataforma.

Vieira diz que a startup permitirá que um contrato intermitente entre as partes seja assinado digitalmente.

Esse tipo de contrato é caracterizado pela ausência de jornadas fixas regulares.

O profissional é chamado de acordo com a necessidade do empregador e pode optar por atender ou não a convocação.

Caso o restaurante goste do profissional e queira contratá-lo em tempo integral no futuro, não há problema, diz Vieira. Dali em diante, a relação fica só entre profissional e empresa.

Questionado sobre uma possível piora no atendimento quando os garçons são chamados para temporadas curtas de trabalho, sem ter tempo de conhecer bem o restaurante e os clientes, Vieira diz acreditar que isso não será problema.

Segundo ele, os profissionais da plataforma devem ser jovens com capacidade de aprender rapidamente.

“Estamos entrando em um cenário em que aquele garçom mais velho, experiente por estar mais tempo no local, não é necessariamente a melhor pessoa para atender o cliente”, diz.

Recém-lançado, o serviço é testado nos restaurantes de um dos sócios.

Vieira afirma que buscará investimentos para acelerar a expansão da startup.