Empresa quer alugar salas de aulas ociosas em faculdades
De uma conversa com profissional do almoxerifado de uma faculdade, o empresário do setor imobiliário Roberto Miozzo, 50, teve a ideia para criar a startup InSpace.
Ele conta que, em visita a faculdade que era sua cliente, o funcionário da escola se queixou da tristeza de ver que o espaço ficava quase vazio durante o dia —a maioria das aulas aconteciam no período noturno.
Miozzo levou o tema para o vice-presidente de um grande grupo do setor, propondo uma parceria a partir da qual o grupo disponibilizaria as salas de aula quando estivessem vazias para o empreendedor alugar a partir da internet, em modelo de negócios parecido com o adotado pelo Airbnb.
Segundo o empresário, já foram feitas locações de espaços para interessados em oferecer cursos, uma autoescola, coachs e empresas de recrutamento em busca de estudantes.
As solicitações de aluguel são avaliadas antes da confirmação. Não é permitido, por exemplo, oferecer um curso similar ao que a universidade já fornece.
É possível conseguir salas das – 8h às 17h de segunda a sexta-feira e das 8h às 12h no sábado. O preço da diária parte de R$ 370.
“É um mercado que existia no mundo analógico, de forma desorganizada. A pessoa batia na porta da faculdade para tentar combinar o aluguel”, diz.
Miozzo afirma que os atrativos para quem aluga os espaços são a possibilidade de ter um ambiente para oferecer serviço com maior flexibilidade em relação aos dias de uso, menor custo e possibilidade de encontrar clientes entre os frequentadores da faculdade.
Segundo Miozzo, são oferecidos em seu site salas 12 mil salas localizadas em 140 unidades de ensino.
Para o futuro, Miozzo diz acreditar ser possível expandir sua startup para o mercado de escritórios e hotéis.
A startup, com produto lançado neste ano, intermediou 100 aluguéis e conta com seis pessoas, incluindo o sócio.