Corretora de seguros online recebe investimento de R$ 230 milhões

A corretora de seguros online Minuto Seguros, que permite fazer cotações online em 13 seguradoras a partir de informações fornecidas pela internet, recebeu investimentos  de US$ 60 milhões (R$ 230 milhões).

Os recursos vieram principalmente dos fundos Redpoint eventures (que já vinha aplicando recursos na empresa desde 2012) e Intact Ventures, do Canadá.

A companhia foi idealizada pelo executivo Marcelo Blay, que atuou no setor nas empresas porto Seguro e Itaú Seguros.

Blay é neto de Abrahão Garfinkel, que comprou a Porto Seguro nos anos 1970.

A empresa vendeu 480 mil apólices desde seu lançamento em 2011.

Na época de seu lançamento, uma dezena de startups entraram no mercado com ideia semelhante, porém a maior parte não se manteve no mercado.

Blay diz que uma das grandes diferenças da Minuto em relação à concorrência e que a permitiu crescer foi acreditar que, mesmo oferecendo o canal digital para que consumidores conhecessem seu serviço e comparassem diferentes modalidades de seguros, era necessário manter um atendimento com consultores para apoiar clientes que não tinham experiência nesse tipo de compra.

O atendimento pode ser feito por email, telefone, celular, whatsapp e em presencialmente.

Ele afirma que a companhia conta com 450 funcionários. Segundo ele, para trabalhar em seu mercado, são necessários grandes investimentos, especialmente em pessoas para esse atendimento ao cliente.

O executivo diz acreditar que ainda há espaço para crescer, pois menos da metade dos carros nas ruas do Brasil estão com seguro. O espaço é ainda maior em mercados como seguro residencial, de vida e para pequenas empresas, áreas em que ele afirma terá maior atuação da empresa no futuro.

Um desafio para que a venda de seguros cresça, segundo Blai, é facilitar o entendimento sobre o funcionamento do produto para novos consumidores.

“Chegamos nas pessoas comparando laranja com laranja. Esse é um mercado hermético, complicado, cheio de palavras difíceis que não significam o que parece, como prêmio e sinistro. A gente tenta traduzir isso em nosso site de maneira coloquial.”
Blay também afirma que a empresa intensificará o os investimentos em inteligência artificial, para, a partir de conhecimentos sobre o consumidor, conseguir dar boas recomendações de produtos que são adequados para ele.

Anderson Thees, sócio da Redpoint eVentures, disse em nota para a imprensa que a equipe da Minuto tem se destacado em capturar uma parte significativa do mercado de seguros de automóveis, ainda pouco explorado no Brasil.

“O seu uso de análise de dados, combinado às melhores práticas mundiais de vendas, têm permitido à empresa a renovação de apólices e retenção de clientes em patamares superiores a 85%, o que amplia as suas receitas recorrentes”, diz.