Governo e prefeitura fecham parcerias com China e Europa para fomentar inovação

O governo do estado de São Paulo e a prefeitura da capital paulista anunciaram parcerias internacionais com o objetivo de fomentar a inovação.

 

Durante viagem oficial à China que ocorre nesta semana, o governo de São Paulo fechou um acordo com a incubadora de startups do país Innoway.

O objetivo, segundo nota da secretaria de Desenvolvimento Econômico, é promover , , para intercâmbio de startups entre os dois países e promover o treinamento e capacitação de gestores de incubadoras e eventos na área de inovação.

As incubadoras, em geral ligadas a universidades ou parques tecnológicos, oferecem escritório, contato com especialistas e orientação para novas empresas de tecnologia, muitas vezes com iniciativas ligadas a pesquisas realizadas na instituição parceira.

Durante sua estadia no Brasil, as startups chinesas utilizarão o espaço do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), a partir do programa IPT Open Experience, recém-lançado pelo governo para fomentar parcerias entre setor público e privado. Também participarão parques tecnológicos selecionados no estado.

A Innoway é a maior incubadora da China e é subordinada à prefeitura de Pequim. Faz parte do Distrito de Inovação Zhongguancun, considerado o Vale do Silício chinês.

Ela já incubou mais de 2900 startups, afirma o governo paulista.

Segundo o governo, há também o objetivo de realizar eventos e treinamentos conjuntos no Brasil e na China na área de inovação.

O modelo de seleção das empresas participantes está em estudo entre o governo do estado e o Governo de Pequim, mas a proposta é que participem startups de todos os portes e quaisquer setores econômicos que tenham sinergia com as demandas do mercado brasileiro, de um lado, e que possam aprender com a escala e modelos inovadores de aceleração de Pequim, por outro.

 

Também na direção de busca de parcerias internacionais para inovação, nesta quarta-feira (7), a prefeitura de São Paulo, por meio das secretarias de Inovação e Tecnologia e Relações Internacionais, anunciou acordo a partir do qual receberá (€)  3,5 milhões (R$ 15,5 milhões) da União Europeia.

O Anúncio aconteceu durante encontro internacional sobre inovação em governos que acontece em São Paulo.

Os recursos devem ser investidos em iniciativas de inovação para a prefeitura e no desenvolvimento de laboratórios com foco na transformação da gestão da cidade, ao longo de 4 anos.

Entre os temas que a prefeitura afirma que deverão ser trabalhados estão a capacitação de servidores de órgãos municipais em modalidades de contratação de novas tecnologias e inovação e também o intercâmbio de conhecimentos no tema de cidades inteligentes.